11/07/2005

Falhas, muitas falhas

Nos últimos dias dediquei-me a visitar sites de marcas conhecidas dos consumidores portugueses à procura de informações e, apesar de aparentarem ser recentes (1 a 2 anos) e revelarem investimentos de milhares de euros a navegação desses sites deixa muito a desejar. Todos eles foram concebidos para o Internet Explorer e exibem deficiências graves quando visualisados noutros browsers, sendo o tom utilizado num dos sites quase insultuoso para quem não usa a última versão do IE (tema para outra posta). São lentos, as animações pesadas podem ser giras e agradar muito aos directores mas rapidamente esgotam a paciência da mais cândida dona de casa. Muitos misturam informação técnica com informação ao consumidor. Outros fazem pior, enchem o site com adjectivos superlativos ignorando a enumeração das características elementares dos seus produtos. A organização dos sites é um aspecto positivo. Todos ignoram o fenómeno google, e esperam que os consumidores encontrem os seus sites por advinhação ou pela leitura dos rótulos das embalagens: uma busca pelos produtos porta-bandeira raramente retorna a empresa entre os primeiros 10 resultados (1a página); e nalguns casos procurar pelo nome da empresa também se revela uma dor de cabeça.

Não me dei conta de muitos erros ou falhas graves mas encontrei uma discrepância grave entre o peso declarado na embalagem e o peso líquido (1 kg e 500 gramas, respectivamente). Enviei um e-mail à empresa a perguntar se de facto assim era, no mundo da publicidade actual pouca coisa seria capaz de me surpreender. A resposta que um responsável da empresa prontamente enviou é digna de ser reproduzida:

"Agradecemos o reparo e a informação da irregularidade, que denota que V. Exa. é um consumidor atento.
A Administração"

E não se detendo por aqui, não quis deixar de incluir o seu reparo neste post scriptum absolutamente surreal:
"( Com tanta página para navegar com tanta gaja para ver e andas-me a ver fichas técnicas dos nossos artigos, estas-me a falhar !!!!!!!!! )"

Adenda: O e-mail está reproduzido na íntegra em comentário-1. E juro pela minha saúde que não conheço o autor.

3 Comments:

Blogger António said...

Boa Tarde:

Efectivamente constatamos que há uma irregularidade já que efectivamente são 1000 gr.


Agradecemos o reparo e a informação da irregularidade, que denota que V. Exa. é um consumidor atento.


A Administração

( Com tanta página para navegar com tanta gaja para ver e andas-me a ver fichas técnicas dos nossos artigos, estas-me a falhar !!!!!!!!! )

11/12/2005 01:02:00 da manhã  
Blogger António said...

foi precisamente por causa de dois moços, que ontem à noite não se queriam acreditar, que eu modifiquei a posta e adicionei o comentário...

11/12/2005 07:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não acredito!!!!!!!!!!!!!!!!
Ia comentar antes de acabar de ler o post todo, que desde que vim para cá acho a maioria dos sites portugueses super mal construidos e cheios de imagens que só dificulta a carregar a pagina!!
Mas respostas destas têm que sair impressas para todos verem!!! Humor tragico!! hahahaha!!!!!!

11/14/2005 03:12:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home