2/07/2006

Primeira Pagina do Google

Há dias um amigo dizia-me que tenho "andado calado". Antes ocupado. Nas últimas semanas dediquei-me a estudar formas de melhorar a visibilidade de websites nos motores de busca, a experimentar e a optimizar sucessivamente a minha página pessoal para conseguir colocar páginas minhas na primeira página do Google, ou "o top 10 do Google".
O esforço está a dar resultados, o número de visitantes que chegam pelo Google, Yahoo ou outros motores de busca aumentou quase 3 vezes - e o processo ainda vai demorar algumas semanas.

Ao contrário do que li e vi apregroado não existe segredo ou receita mágica para chegar ao top 10 do Google. Truques e manipulações grosseiras como a da BMW alemã resultam apenas durante algum tempo e a probabilidade de serem descobertas é proporcional à eficácia (na imagem, a busca que fiz no Google):
bmw alema temporariamente fora do top 10 do Google Depois de horas de estudo a minha conclusão é simples: o Google valoriza Bons Conteúdos, boas páginas que comunicam efectivamente com os visitantes e, com o passar do tempo, será cada vez mais efectivo na sua busca. Páginas que contém informação relevante e actual, produzida com qualidade. Convém recordar que enquanto consumidor uso o Google porque acredito que ele me servirá os resultados mais relevantes para a minha busca. E é a qualidade dessa procura que o site procura continuamente optimizar. No limite teremos buscas personalizadas ao nosso perfil, um pouco como faz a Amazon quando nos sugere livros com base no nosso perfil (e não é à toa que a Amazon está a trabalhar no seu motor de busca, o A9); também aí as melhores páginas continuarão a ganhar.

Contudo, há aqui um problema de comunicação: O motor de busca não processa a informação da mesma forma que nós humanos. Usa algoritmos e indicadores de proximidade que lhe permitem estimar o assunto de cada página.
(Continua)

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

interessante ;)

2/08/2006 12:21:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Para alguém com 2 visitas diárias, isso interess-me. :)

2/09/2006 06:28:00 da tarde  
Blogger António said...

ah blogues sao um mundo à parte, o proprio software ja vem preparado, depois ë uma questao de objectividade na escrita.

E no inicio é sempre assim, aqui so chegam pessoas que procuram "lusofin.blogspot" demora uns bons meses ate que o GG indexe, valide o site e a informação e haja suficiente material para quem leia.

Para os blogueiros a melhor forma de aumentar as visitas é entrar na comunidade, linkar e comentar (grande conselho:)) outros blogues com afinidades, produzir postes de interesse para os outros, etc... Mas eu nao iria por aí, é um desperdicio de tempo, para isso mais vale deitar fora o contador.

2/10/2006 12:03:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home