4/11/2006

Helsinquia

Uma mensagem publicada na mailing-list,para quem pretende visitar Helsínquia, listando alguns dos musts da cidade.
  • Helsínquia é uma cidade relativamente plana e da torre do estádio Olímpico (artigo) ou do Hotel Torni (tradução: torre) em Kamppi consegue-se uma vista de quase toda a cidade;

  • Seurasaari, a ilha museu. Sempre que lá vou penso quanto não valeriam os terrenos para construção incluindo as ilhas próximas. A que está do lado esquerdo (perto do parque sibelius) tem a maior parte da sua área como parque para cães!

  • O bairro de pikku-huopalahti visto por quem chega de Seurasaari /Munkkiniemi(foto, mais aqui) para conhecer o lado menos conseguido da "marabilhosa" arquitectura local e como exemplo de simbiose social (casas de renda controlada ao lado de alguns palacetes numa area entre duas das mais caras areas da capital - depois do centro e parte sul).

  • alguns bares de kallio que dizem, alguns bastante baratos e com uma clientela jovem. As lojas orientais em hakaniemi. Os mercados de Hakaniemi, Hietalahti e Kauppatori com as suas lojas especializadas. Os mercados ao ar livre de verão, utilitário em Hakaniemi, de troca em Hietalahti e turístico em Kauppatori.


(continua)