Boas notícias
Portugali on tätä nykyä kuumimpia viinintuottajamaita, ja myös Alkon valikoimaan on saatu ilahduttavasti maukkaita uutuuksia Portugalin rustiikkisista maisemista. Tämänviikkoinen Morgado de Sigueiros on loistava esimerkki. Douro-joen rantamat ovat Portugalin muodikkainta ”pöytäviinialuetta”, mutta tämän viikon viini on valmistettu perinteikkäällä Dãon alueella, hieman Douro-joen eteläpuolella. Dão tunnettiin pitkään valtavien osuuskuntien alueena. Markkinoille puskettiin enemmän tai vähemmän toisiaan muistuttavia, varsin persoonattomia ja aivan kuin samasta tuutista pursotettuja viinejä. Asiat muuttuivat 1990-luvun loppupuolella, kun osuuskuntatoimintaa alettiin purkaa ja yksittäiset viljelijät ymmärsivät alueen potentiaalin mahdollisuudet. Dãon maineen suunta kääntyi. Rustiikkiset, persoonalliset ja varsin rotevat viinit alkoivat tehdä tuloaan.
Morgado Silgueiros
Alue: Dão
Rypäleet: Jaen, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alfrocheiro
Hinta: 7,64 euro
Tähdet: (4 estrelas)
2 Comments:
Sai uma tradução de trás da orelha:
Portugal é neste momento o mais estimulante (hot) dos paises produtores de vinho e também as prateleiras do ALKO receberam agradaveis sabores(?) da paisagens rusticas de Portugal. Morgado de Silgueiros, o (vinho) desta semana é uma excelente amostra. AS margens do Douro são as areas por excelencia do vinho de mesa em portugal, mas o vinho desta semana vem da tradicional area do dão, um pouco a sul do douro. O Dão é há muito conhecido como area de forte tradição associativa (/cooperativa). No mercado vendia-se (?) um ou outro tinto, contudo sem personalidade e indiferenciado (nao compreendi esta frase).No final dos anos 90 deram-se mudanças significativas quando as cooperativas começaram a dissolver-se (? purkaa ) e os privados compreenderam as potencialidades da area. A reputação do Dão cresceu. Vinhos rusticos, robustos e com personalidade começam agora a chegar.
Na semana passada comprei uma garrafa deste Morgado Silgueiros para o Natal. Acabei por o beber mais cedo e ainda bem que o fiz. Já lá vão muitos anos que não bebia um vinho com um sabor tão desagradável, ter-me-ia estragado o natal.
Sou fã dos Douro, costumo gostar dos que contem a Casta Touriga Nacional, e desde que estive na Holanda (99-00) que aprecio os Dão, onde comprava-mos às caixas no Albert Hein (não me lembro a marca mas nao era Vasco da Gama). Estava à espera de um vinho adulto e encorpado saiu-me que me lembra o verde novo da quinta dos meus pais - mas sem as frescura e sem a efervescencia e perfurme destes.
E o que nos diz sobre as avaliações profissionais se o critico lhe deu 4 estrelas e para mim ele mal vale uma?
Talvez seja porque eu o não ter acompanhado com um "prato de caça" (sic) :-))))
Enviar um comentário
<< Home