10/09/2005

E este tempo, han?

Olá!

Pelos vistos vou mesmo ser eu a fazer as honras do primeiro "poste" (tradução horrível, não?).

Nada melhor para começar uma conversa do que assuntos circunstanciais, o que nos leva... à clássica discussão sobre o estado do tempo!

Desde que venho à Finlândia (já lá vão uns bons 9 anos) que não me lembro de ver um Outono tão ameno e arriscaria até dizer, agradável. Lembro um Verão (por sinal o primeiro Verão que passei por cá) que foi mais quente que o português. Na altura quase acreditei que era a norma... como muitos devem saber, na realidade o Verão finlandês não é própriamente indicado para visitas à praia...

Notório e inegável é o aquecimento que se verifica por cá, e a nível global, as mudanças na atmosfera. Será que este aumento das catástrofes "naturais" que se verifica por todo o mundo se deve apenas a um fenómeno mediático ou se trata do prenúncio de preocupantes mudanças climáticas com irreversíveis consequências?
O desprezo de alguns países pelo tratado de Kyoto e a incontrolável devastação de massa florestal por esse mundo fora não estarão a contribuir para o acelerar desta catadupa de eventos que os mídia reportam?

Por hora, a Finlândia tem resistido (e Portugal também) a toda esta onda de catástrofes que quase diáriamente granjeiam as primeiras paginas dos jornais, mas durante quanto tempo será assim? Quanto tempo para a Finlândia ser atingida por um tornado "a sério"? Quanto tempo para a terra tremer de novo em Lisboa?

...realmente, "este tempo" não é normal...

E dito isto, ponho o fato de treino e os óculos escuros e vou aproveitar este acidente da natureza porque cheira-me que em breve estará tudo coberto de neve.

5 Comments:

Blogger António said...

Querias "entrada" ou "artigo"? Quando traduzi o template usei um termo que já faz parte da lingua portuguesa dado o seu uso generalizado. Mas isso seria outra discussão.

Bela entrada, a condizer com o tempo. Lia ontem que um Outono destes aparece a cada 60 anos, só tenho pena de hoje não ter levado a camara comigo, as cores da natureza são fabulosas.

10/09/2005 11:44:00 da tarde  
Blogger João Alferes said...

Realmente não te culpabilizava pela tradução. Considero apenas que não é feliz (sei que não é uma tradução tua..).
São deformações profissionais... ;)

"Poste... eléctrico"? :)

Talvez o termo esteja mais a condizer se pensarmos que as pessoas nos blogues se limitam a "mandar POSTAS de pescada"...

Ah! Já agora (e literalmente...) foi sol de pouca dura; o termómetro esta manhã marca +6ºC - mais de acordo com o "resultado esperado". E mais não digo...

10/10/2005 08:01:00 da manhã  
Blogger António said...

Eu percebi. Mas nao me parece que poste seja assim tao mau, como se diz "language becomes it". podes depois falar em poste electrico e em poste electronico ;)

10/10/2005 12:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois, isto de facto não é nada normal e é o Outubro mais quente que há registo na Finlândia:
http://www.helsinginsanomat.fi/english/article/People+and+strawberries+alike+relish+autumn+heat+wave%0D%0A/1101981285525

10/15/2005 01:50:00 da tarde  
Blogger Zé Côdeas said...

Ontem começou a chuva...Está mesmo um clima "à açoriana" Sem frio, evidentemente:)

10/22/2005 05:31:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home