1/19/2006

O melhor post de sempre

A última e surpreendente sondagem está aí, 53-47 para Halonen. Pelo que vejo vou ter que engolir o texto do meu comentário anterior.

*

Já agora sobre o peso das sondagens e estudos que tais, o rival do metro em Helsínquia perguntou ontem aos leitores quem vai ganhar: 65 -35 para Niinistö. Estou a imaginar o staff da campanha e os jovens conservadores a enviar mensagens em catadulpa para o número do jornal.

*

Em Novembro um comentador do Helsingin Sanomat comparava Halonen a Bush (no sentido em que Halonen se sentia livre para assumir posições "socialistas", ainda que apenas uma fracção do seu eleitorado se revisse nelas). Na altura pensei tratar-se de uma diatribe do comentador. Mal sabia ele que também nas tácticas, e com o devido desconto, Halonen se aproxima de Bush: primeiro foi um apoderado a distorcer declarações de Niinistö, depois a lider da Aliança de Esquerda a pôr em causa o trabalho do ex-vice-presidente do BEI porque algumas ONG's se queixaram por não receberem o financiamento que entendiam merecer e a própria candidata não resistiu a pôr em causa o PM (e candidato do Partido do Centro) por este apoiar o adversário. E ou muito me engano ou há mais para vir.

*

Um incidente curioso que marcou o mandato da presidente: uma das suas primeiras atitudes de finca-pé foi a recusa das duas primeiras sugestões para governador do banco da Finlândia, o que viria a conduzir à discussão sobre os poderes presidenciais. Posteriormente Halonen diria que teria aceite imediatamente se o nomeado fosse o ministro das finanças. Ao tempo, o ministro das finanças da coligação arco-íris (conservadores, sociais democratas, verdes e outros) era... Niinistö.

*

Quando já toda a gente se começava a fartar do "Conan for Halonen" eis que ele surge com uma nova e hilariante abordagem pós-eleições. Por aqui, para descarregar.

*

Amanhã ou depois deixarei aqui aquele que acredito seja o melhor post publicado até à data neste blogue. Stay tunned!