8/01/2006

Já comeu o seu arenque do Báltico hoje?


Recentemente a Uniäo Europeia, alarmada com os altos níveis de dioxinas detectados nos arenques do Báltico (tipo 3-vezes-3 o máximo permitido), decidiu, a bem da saúde pública, proibir a sua venda em todo o espaço da Uniäo.

Esqueceram-se foi de uma coisa: ide perguntar a qualquer finlandês o que é que dá "aquele" gostinho ao saboroso peixe, e ele logo dirá "ai tá-se mêmo a ver que é a bela da dioxina".
E como nestas coisas de gastronomia os finlandeses é que sabem (...), arranjou-se uma estupenda soluçäo de compromisso: a Finlândia e a Suécia podem vender, mas apenas e só aos seus cidadäos.
Acho muito bem, por cinco ordem de razöes:
- passa a ser uma iguaria por demais exótica, tornando-a uma prenda barata para levar para o país natal
- quando a dioxina der no fígado do nórdico, quem paga é o Sistema de Saúde local. E pimba!

Engraçado como eles näo se importam de consumir dioxinas, mas torcem o nariz aos nossos torresmos, coiratos, orelhas de porco, dobradas, ..., já näo para näo falar nos nossos peixes grelhados com cabeça (a desgraça! o horror!) e chocos com tinta!!!

... mas eu gosto é daqueles arenques que vêm com bocadinhos de sândalo na marinada! Claro que säo tremendamente enjoativos, por isso nada melhor que colocar uma fatia de pickle de beterraba entre o arenque e o päo, e acompanhar com o trago de vodka! Ai täo gostoso!

Agora para se rirem um bocado, leiam aqui que, entre outros, "O peixe é relativamente barato na Finlândia, e o povo come mais peixe do que carne" e que "os finlandeses consideram o seu peixe o melhor do mundo, e também muitos visitantes estrangeiros chegaram à mesma conclusäo" (traduçäo minha). Enfim, cada qual acredita no que quer, e nem toda a gente teve a sorte de comer peixe em Portugal... ai o belo bife de espadarte em Sesimbra, ou de atum na Madeira, ou a sardinha seja onde for...

1 Comments:

Blogger António said...

Que fizeste tu às imagens das caixas de arenque? agora deixas-te-me curioso que n'ao a vi.

8/01/2006 07:56:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home