3/26/2006

trim, trim

Já não os há como antigamente...


NOKIA

Vá lá, atenda, não nos vai forçar a ouvir a nona sinfonia...

3/22/2006

A Primavera chegou

A mudança salta à vista...

Roubada ao Pedro "Laponês".

3/16/2006

Falar português com os mais pequenos

Act: Cancelado

Realiza-se no próximo mês o promeiro dos encontros mensais destinados a colocar os mais pequenos em contacto com a língua portuguesa. Será no sábado, dia 1 de Abril, a partir das 16h em Eläintarha/Lan(...)

3/12/2006

Fantástico, Mike!

Mensagem de teste blogada a partir da nova extensão perfomancing para Firefox
em WordPress, MT e no Blogger).

Adenda: Permite enviar a mesma entrada para recipientes diferentes (cópia no meu blogue) numa questão de segundos e sem necessidade de fazer o login! Do que estão à espera para instalar?

3/11/2006

Sopa de Cabidela à Finlandesa

Já chega de falar de coisas sérias. No espírito da vitela à jardineira do Serranho, aqui vai uma receita da região de Oulu. E para vos fazer àgua na boca, eis a devida foto:

3/10/2006

Ainda Sócrates na Finlândia

"Como finlandesa vi o videoclip com certo orgulho mas também achei muito estereotípico. Mas isso não é uma surpresa com tal ritmo de vida, ritmo de trabalho e necessidade oferecer notícias que sõ fáceis de digerir e levantam o interesse do grande público.

(...) é impossível comparar os dois países na escala melhor pior; são diferentes. Informacão quantitativa, SIM comparavel; mas qualidade de vida NÃO, depende muitas vezes dos valores e preferências de cada um...mas isso já foi dito dezenas de vezes. Na minha opinião preocupante é o facto de "brain drain" de Portugal para o estrangeiro que obviamente dificulta a criação dos próprios modelos de sobrevivência e SUCESSO (não só aplicados modelos!)"

Terhi
(originalmente publicado na mailing-list do grupo).

3/08/2006

Choque Tecnológico vs. Choque Onírico

Bons exemplos da Finlândia - postagem acídula

O 1.o Ministro português veio visitar um país que efectuou "uma profunda transformação económica, graças à introdução bem sucedida de novas tecnologias e ao investimento nos recursos humanos".

Ora bem, é assim: esta "profunda transformação económica" (só) aconteceu a seguir a uma profunda crise.
Essa do "investimento nos recursos humanos" faz-me rir, porque o investimento foi feito na educação, a nível do governo, há mais de 30 anos. Dizer "investimento nos RH" parece que foram as empresas a tomar a iniciativa sozinhas.

Óbvio que quando os trabalhadores se viram confrontados com a imensa crise de 1991-93, puderam aumentar a produtividade por serem operários *qualificados*.
A aposta feita no passado nos cursos técnicos (ammatikoulu) e nos politécnicos (AMK) rendeu, e muito. Isso e a colaboração estreita entre Universidades e empresas (do qual a Univ. Técnica de Helsínquia+Nokia é o mais visível).

A questäo também passa pelo chamado "trabalho de equipa" entre governos de cores distintas, associaçöes patronais, e sindicatos, a bem da sociedade em geral (situação que mesmo com a globalização continua, embora de quando em vez lá venha uma greve).

É a tal história: quem estuda, mais facilmente consegue encontrar novas maneiras, mais eficientes, de trabalhar.

Por isso a Finlândia sobrevive à globalização: os empregos que väo saindo säo os de "apertar botöes", pq esses säo fáceis de deslocar, agora deslocar "cérebros" é sempre muito mais custoso. Induquem-se!

Conclusäo: "choques tecnológicos" näo acontecem por acaso, nem frutificam em pouco tempo. É óptimo que comecem, é certo, mas só espero que os planos näo sejam cancelados por descobrirem que, afinal, isto demora tanto tempo e os resultados säo täo pouco visíveis que näo däo votos, logo, vamos voltar ao
Portugal de sempre, o dos 4 FFFF.

Existe porém uma maneira mais rápida de tratar do assunto...


Cartoon de Bandeira no DN, 08/03/06



Agora os "gastronomicamente presunçosos" finlandeses poderiam era ir a Portugal e trazer a nossa cozinha tradicional, e calarem-se de vez com as manias que na Finlândia se come bem. Qualquer simples vitela à jardineira bate qualquer "karjalan paisti" (estufado[?] careliano) aos pontos. AH POIS É!

Já para näo falar de umas favas com chouriço...

3/07/2006

Socrates no país das maravilhas

Tenho as minhas reservas sobre um plano tecnológico português inspirado no modelo finlandês, até porque sei de que cepa somos feitos, mas não tenho dúvidas que os portugueses poderiam aprender muito com os finlandeses... a vender-se ao estrangeiro.

[Telejornal RTP, 6Março2006 - 6MB / 3'37'']


3/06/2006

Deslumbramento

o "deslumbrado"

E que tal "arrumar", em primeiro lugar, o nosso sistema educativo?

visitante 5000

Está quase!

E se fosse o Sócrates?

Planificar?

É de "morte" (hi, hi, hi):

Ensino do Inglês no 1º Ciclo

Então era essa a grande medida inovadora, essencial para os Portugueses? Agora é que o ME reparou que esses professores dos Centros de Línguas privados não tinham qualificações para tal?

Estariam os "nossos" caríssimos encarregados de educação a contar com isto?
Pois é! Vamos lá começar a fazer a casa pelo telhado. E, se houver algum problema, toca a remediar...

Enfim, "vira e disco e toca o mesmo"...

E, como a Educação é o "parente pobre" das preocupações dos Portugueses, ninguém liga...

3/05/2006

Tecnologia nova, técnicas velhas

Um dos temas favoritos das conversas no grupo é a Embaixada - não é difícil encontrar motivos de queixa do Estado e as comparações não o favorecem de todo. Uma das queixas mais acertadas é a inexistência de um site e sugeri a adaptação de um template e do software gratuito WordPress, de instalação acessível e fácil actualização - quase como um blogue (outra possibilidade seria o smarty mas requer mais conhecimentos técnicos).

Pois bem, hoje, um dos anúncios Gooooooogle neste site prometia isso mesmo: WordPress Blog to Website. Não linco o site para mostrar que estava certo (estava), ou para recomendar o produto (147 USD*), mas sim pelo valor lúdico do folheto que lá encontrarão. Ia jurar que já recebi muitos folhetos daqueles no correio...

* A ideia é uma boa ideia, o preço nem é mau se o produto fizer o que promete. O problema está na linguagem e técnicas de vendas empregues que fazem soar várias campainhas de alarme, a inexistência de garantias e de updates, a descrição algo vaga dos modelos possíveis para blog e a selecção de templates.

3/04/2006

Uma Sauna de Gelo