12/13/2006

Comparação Portugal - Finlandia

Depois da discussão sobre o modelo finlandês que decorreu nos últimos tempos a jornalista Mafalda Gameiro da RTP preparou uma reportagem que compara as duas sociedades, chegando a algumas conclusões inesperadas:
- Os portugueses pagam mais impostos do que os finlandeses.
- O preço do passe social combinado é praticamente o mesmo em Helsínquia e em Lisboa.
- Os finlandeses não pagam menos do que 1000 euros a um trabalhador.
- Temos quase o dobro dos estudantes mas o nosso orçamento para a educação é menor do que o finlandês.
- Esperamos, em média, um mês para uma consulta no médico de família e os finlandeses não esperam mais do que três dias.
É mais logo, às 21 horas na RTP, mais informação aqui.

Agradeço o alerta ao Sal..

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

COM ESSA PUBLICIDADE TODA , AMANHA SEREMOS O DOBRO DOS PORTUGUESES NA FINLANDIA

12/13/2006 10:49:00 da tarde  
Blogger poisbem said...

revelou-se uma reportagem concisa, directa e interessante.
creio que lhe faltava um pouco de realidade urbanística/cultural, mas como se centrava em duas pessoas, creio que foi esse o objectivo.
os meus parabéns à mafalda gameiro

12/13/2006 11:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

oi! vim aqui parar meio por acaso enquanto procurava os contactos da Outi Sanches da reportagem ou , em alternativa, da jornalista... este site reúne os tugas que estão na Finlândia ou a ideia é mais a contrária? Eu estou em Lisboa agora e arrastei comigo toda a família finlandesa (a criançada nem sabe bem se é portuguesa se é finlandesa). Como é que sei mais acerca de vocês?

Marta

12/15/2006 11:41:00 da tarde  
Blogger António said...

nome.apelido@rtp.pt -> o meu palpite

lusofin.no.sapo.pt

antonio, hoje criptico :)

12/15/2006 11:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa sugestão :D. Tentei essa e mais umas tantas :D (decididamente, não tenho vocação de blogger, já estou a tentar enviar esta mensagem há 10 minutos, rrrrrrr).

Marta

12/16/2006 12:10:00 da manhã  
Blogger Joana said...

Dei umas boas risadas com a saída da finlandesa sobre os 'mini homens', e o finlandes a esplicar que os finlandeses não sofrem de uma patologia individual. Mas o melhor mesmo foi a parte pedagógica do estudo do meio da 3ca classe em Portugal! Os cabo verdianos trabalham na construcão civil e os ciganos vendem nas feiras!! Lindo!!!!! Sem duvida no bom caminho! Estraordinario achei não mencionarem a principal dificuldade a que um português tem que se habituar caso troque Portugal pela Finlandia, claro está a língua finlandesa!

E respondendo ao primeiro comentario já recebi feedback da reportagem como deixou alguns ainda mais curiosos em experimentar tal troca!

Quanto a mim a reportagem reflectiu muitas das razões que me levaram a decidir em ficar cá e a uma finlandesa com 2 filhos a morar em Lisboa, a voltar. Criar filhos em Portugal não é fácil...

12/17/2006 01:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

olá, muito boa tarde, chamo-me Susana Duarte e estou a contactá-lo (penso que é lo ou é la?) porque tenho andado à procura de algum contacto da jornalista mafalda gameiro que fez a reportagem "quando a violência vai à escola".
Como reparei no seu interesse pelo trabalho desta jornalista pensei que talvez a conhecesse ou talvez tivesse o seu contacto. Sou uma aluna finalista de jornalismo e uma professora minha pediu-me para que falasse com a jornalista sobre a reportagem em questão e mesmo se ela nos conseguiria emprestar a reportagem para a vermos em aula e analisar deontologicamente.
Espero não o estar a incomodar muito com este pedido de informação, mas pedia-lhe que se conhece a jornalista, se me poderia ceder o seu contacto e enviar-me para o email: susana.s.duarte@gmail.com. Se caso contrário não a conhece peço desculpa por o ter interrompido.
Muito Obrigada, Susana Duarte

4/02/2007 03:36:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home