10/05/2006

Viva a República!

Já lá väo 96 anos desde que se correu com os Braganças daqui para fora... iniciando uma viragem histórica a nível europeu, que culminou na implantaçäo da República um pouco por toda a Europa-ajudado, claro pelos resultados da I Guerra Mundial.


Mas será que a República Portuguesa se encontra de boa saúde?
Quantas derivas monárquicas já tivémos, mesmo após o 25 de Abril?
Já para näo falar do espírito revolucionário de Afonso Costa, que bem tentou andar com isto para a frente ainda antes de 1920 (atentem à figura), mas a que os seus inimigos (näo só os simpatizantes da Monarquia) se opuseram com sucesso. Pois se ainda hoje o fazem...

"República" vem do Latim "Res publica", que significa "coisa (ou assunto) do povo".
Ou seja, näo deve ser apenas "negaçäo de monarquia".
Neste sistema, o povo dá a sua opiniäo, e participa no processo político. Há quem diga que isso é "Democracia", mas que real Democracia existe se houver um conjunto de privilegiados que mantem poder só por via de ter nascido na família "certa"? E que real República existe se um conjunto de privilegiados mantem o poder pela força?

Há que lembrar porque durante o Renascimento, as cidades que estabeleceram repúblicas (nomeadamente em Itália) implementaram nas suas armas a palavra "LIBERTAS".
Porque näo há verdadeira Liberdade sem uma República!

VIVA A REPÚBLICA!

PS: Estou curioso para ver se nas comemoraçöes estará presente a pseudo-"família real" portuguesa. E porque näo? Se no baptizado da filha tocou a banda da Guarda Nacional... Republicana?

2 Comments:

Blogger José Mira said...

Ou seja, näo deve ser apenas "negaçäo de monarquia".
E nunca foi... a Assembleia de República, a morada do Primeiro-Ministro, a do Presidente eram palácios da Monaquia e muitos outros edifícios de entidades republicanas eram palácios pertencentes à Casa Real... se alguém negasse acérrimamente a Monarquia esses edifícios teriam sido demolidos aquando do golpe de estado de 1908.

10/06/2006 02:19:00 da tarde  
Blogger Tiago Carneiro said...

Já agora e porque ninguém nunca se lembra disso o dia 5 de outubro é tb dia de aniversário do país Portugal. Foi nesse dia, em 1143, assinado o Tratado de Zamora entre Afonso Henriques de Portugal e Afonso VII de Castela e Leão. Ficava assim reconhecida a independência de Portugal (confirmada pelo Papa Alexandre III em 1179) iniciando-se a dinastia Afonsina. Portugal é hoje o país da Europa com as frnteiras mais antigas.

10/10/2006 11:43:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home