12/10/2006

Cabaz de compras

Ando aqui há que tempos para escrever esta posta... entäo cá vai:
Tinha de preparar uma festinha para celebrar, e como tenho de passar por Pasila, fui ao "supermercado local" abastecer-me.
Comprei só coisas boas (direi até "especiais"), tal como podeis aquilatar pela foto do lado:

coregono (Coregonus lavaretus-"siika" em finlandês) inteiro fumado, mini-tartes da Carélia, queijo Camembert (DOP), bolachas de (H2O+NaCl), cogumelos brancos (Agaricus bisporus) inteiros frescos, abacate, alface, pernas de frango, molho de iogurte, päes integrais e sem o serem, fiambre a sério, ananases enormes, bananas, sumos exóticos, filetinhos panados de pescada.
Até me esqueci de comprar o paté de fígado e de carne...
Bom, e porque é que me deu a ideia de postar? Porque ao ver o cabaz pensei assim: "ó que gaita... isto vai ser bem acima de 50 aéreos, e eu näo tenho aqui o B.I.! Tou lixado!"
Mas näo é que a conta nem chegou a... 40 euros? Impressionante, diria o Sr. Spock!
Para quem ainda näo achindrou, o "supermercado local" é da cadeia alemä Lidl, responsável pela queda brutal dos preços nas lojas dos grupos duopolistas-cartelistas S e K--por exemplo, vale a pena comprar lá as carnes. Mesmo assim, de uns meros pacotes de leite, päo de forma, e pouco mais compras "normais" o mercado-S aqui do lado me levou logo 15 euros...
Como os consumidores finlandeses devem pouco à esperteza, continuam a gastar rios de dinheiro em produtos iguais (ou piores, caso do filete afiambrado da Snellman (argh!) que custa o dobro do fiambre do Lidl), esses duopolistas continuam a ganhar margens de lucro por produto de 20%! Pensem que o Modelo-Continente "joga" com margens de 3%!!!
Mas entretanto, descobri que o alho no Feira Nova de Santarém custa o mesmo que no Citymarket do Iso Omena! Mas pelo menos os pimentos säo bem mais baratos!

10 Comments:

Blogger António said...

O ananas estava a 1,49 /kilo e tu ainda lhe cortaste a folhagem na loja?
:-)

O que eu nao percebo é como os consumidores locais continuam a gastar rios de dinheiro em produtos iguais e tu falas em queda brutal...

Acho que as margens nao sao de 20 mas de 15 e certamente nao podes comparar c o Contenente, que faz dinheiro de muitas outras formas, e com margens exuberantes em alguns dos produtos (aqueles 3% é só para o core).

Por fim os consumidores levam o seu tempo mas aprendem, é o mesmo em todo o lado, com nuances locais. Aqui levam mais tempo e é um traço comum que existem fortes barreiras à entrada motivadas por desconfiança - seja no retalho, no b2b ou nos empregos e isso custa a todos mais caro-

12/10/2006 05:41:00 da tarde  
Blogger António said...

Tambem la passei hoje embora para mim seja só subir e descer o morro. Menos de 12n aereos, nas outras lojas ficava em perto de 20 por produtos substitutos, alguns deles ligeiramente melhores :)

12/10/2006 05:46:00 da tarde  
Blogger Diana de Sousa said...

Eu ia ao Lidlquando vivia em Itäkeskus... onde são as outras lojas?

12/11/2006 10:50:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pronto, tinhas de dar uma no cravo e outra na ferradura...
Olhe, para sua informaçäo, Sr. Homem das Neves, quem disse q a margem do K no core era de 20% foi o próprio Director-Geral numa aula a que assisti na HKKK, antes da chegada do "Líder". Mesmo que tenha caído para 15%, é um roubo.
Ou melhor, é só aproveitar-se da burrice alheia. Pois se uma senhora comprou meia dúzia de banalidades no S de Ruoholahti, a caixa diz-lhe "säo 40€" (eu até me espantei-ou já näo-de ser tanto) e ela saca de duas notas de 50 porque "ai, pareceu-me ouvir 80"!!!
Nem pestanejou!!! Nem lhe pareceu demais! Os finlandeses têm é dinheiro a mais e näo sabem o que fazer com ele!

12/11/2006 09:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já para näo falar nos que väo ao Stockmann comprar "iguarias" tais como "Feta" de imitaçäo (com leite de vaca) e quejandos-só falta o vinho do Porto espanhol-quando os mesmos estäo a menos de metade do preço na loja alemä... e só marginalmente melhores-se o forem!
O problema é esse: esta gente nem dá pela diferença!
Já alguém deu pela diferença entre os camaröes-tigre do Stockmann e os do Vii Voan? Säo os dois congelados e vêm do mesmo sítio, mas garanto que os finlandeses väo achar mil e uma diferenças... tantas quantas as diferenças em euros no preço por quilograma!!! :D

Choque, choque, é ver aqui nos S o povo a comprar o "processado de perú enrolado" (kalkkunafilee rulla) que diz "75% de carne" a 9,9 EUR/kg, e a deixarem de lado o "carneiro desossado em rolo"-que custa o mesmo e é 100% carne! Mas é bom que o façam, porque depois eu abarbato TUDO para mim! :)

12/11/2006 09:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A "queda brutal", para ti que tens má memória, é em produtos como o leite e fruta. Há outros, mas agora sou eu que näo me lembro.

E relativo aos rios de dinheiro, tu próprio deste o exemplo: 12€ em vez de 20€ é desconto de 40%. Näo é brutal?

12/11/2006 10:00:00 da tarde  
Blogger António said...

É em (itä-)Pasila, Diana, a 150 metros da estação na rua paralela à via férrea. Se vens da uni tens o 506 que te leva lá, para lá do eletrico 7 e dos comboios :)

12/11/2006 11:31:00 da tarde  
Blogger António said...

Man, não podes fazer essa comparação porque sabes perfeitamente que o consumidor adapta o seu cabaz de compras aos preços.

Sim, as lojas K são um roubo mas por alguma razão estão a ser comidas à força toda pelo S, as pessoas não dormem de todo, aqui temos 2 lojas a 50 metros uma da outra e qual achas que tem sempre mais gente?

O que tu pareces esquecer é que esse comportamento é patente em todas as capitais europeias e em todos os países em maior ou menor escala - para alem dessa generalização "finlandeses" ser um pouco a modos de ridicula... a diferença para ti está sobretudo no facto de seres um outsider e teres pouco ou nenhuma lealdade às marcas locais nem te deixares facilmente levar pela publicidade deles, pelo que podes decidir com base no preço e, se fores capaz, na qualidade (ou valor).

Ou não?

12/11/2006 11:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meu amigo, näo!

Para sua informaçäo, os K e os S decidem localmente os preços, tanto que häo produtos mais baratos num e noutro. Aqui em Munkkiniemi, estäo as duas lado a lado a competir-eu agradeço!-e as duas cheias.

A diferença para mim está sobretudo no facto de que *decido* na relaçäo qualidade/preço.
Se eu sei que duas coisas säo iguais em qualidade, vou comprar a mais cara só por desporto? Para "sustentar a sociedade", como eles aqui apregoam? Balelas!

Como tal, tenho pouca ou nenhuma lealdade a qualquer marca que näo entregue a qualidade prometida, e assim, näo me deixo levar pela publicidade delas.

Continuo fiel ao Sumol e ao café português; era fiel ao Milo até eles o tornarem num semi-Nesquik (que nunca curti).
Sou fiel à Atria, porque vende pernas de frango maiores, e concomitantemente menos marinada, em embalagens de peso total igual às da concorrente (líder de mercado); sou fiel à Urho, porque é decente.

Que mais exemplos? Leia o meu blogue de marketing! :)

12/12/2006 03:31:00 da tarde  
Blogger António said...

Para sua informaçäo, os K e os S decidem localmente os preços, tanto que häo produtos mais baratos num e noutro. Aqui em Munkkiniemi, estäo as duas lado a lado a competir-eu agradeço!-e as duas cheias.

Munkkiniemi? :-))
Na minha experiencia de 6 anos a registar mentalmente preços o S apresenta geralmente preços mais baixos que o K. Este tem sempre alguns loss-leaders e alguns produtos que estao a preço razoavel.


Qual blogue? Aquele que abandonaste vai para coisa de um mês?

12/13/2006 11:14:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home