4/01/2006

I want your vote

De cada vez que penso que pouco me poderá realmente surpreender neste país alguém se encarrega por demonstrar o contrário.
Foi o que me aconteceu ontem quando encontrei entre os papéis destinados à reciclagem um panfleto eleitoral do senhor da foto, Teemu L. O folheto é sóbrio, e imprimido em cartão de boa qualidade: Teemu quer o nosso voto, com seriedade, e não olhou a despesas. Infelizmente, não só estavamos atrasados para o acto (dias 27 e 28) como nunca poderíamos votar- não estamos filiados na igreja luterana.

E para que quer ele o voto dos fiéis? Teemu é um dos três candidatos pré-aprovados por uma comissão da igreja, à eleição para vicário da paróquia de Meilahti. É isso mesmo, o vicário, responsável máximo da paróquia, é eleito para o mandato, por sufrágio dos membros residentes (isto foi o que eu descobri ao investigar na net).
Lembro-me vagamente quando em "Sob a Estrela do Norte", o romance de Väinö Linna, o vicário local se retira do serviço e os candidatos, teólogos de formação sem paróquia ou à procura de uma com mais possibilidades, se apresentarem à congregação para recolher o voto popular - isto em finais do séc. XIX. Na minha ignorância calculava que essas práticas já tivessem sido abandonadas e a igreja tivesse adoptado uma estrutura mais «profissional».

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Interessante como neste país os padres são eleitos, mas os Presidentes da Câmara são nomeados...

... não tem nada a ver com o caso, mas como é que o Button não carregou no botão do "ponto morto" quando o motor estoirou? Ou será que o botão não funcionou?
Terá cometido algum pecado grave?

4/03/2006 11:04:00 da manhã  
Blogger António said...

Chegaste a ver o anúncio de emprego para mayor de Helsinquia no mol.fi? Nãos ei como deixei passar sem postar. E obviamente o candidato já estava escolhido...

Não percebo do que falas, palpita-me GP de australia, não queres fazer um post incluindo algumas fotos das belezas que estao regularmente nas boxes? Isso é que ia dar movimento ao blog. Podias até fazer um slide show com o novo script para imagens!

4/03/2006 01:07:00 da tarde  
Blogger António said...

as instruções de uso:

Lincar a imagem < a href="xxx.jpg" > e incluir no linque ancora (a):

rel="lightbox" (imagem simples)
rel="lightbox[roadtrip]" (slide show)

o title="exemplo: vota teemu" /opcional funciona como subtitulo na imagem.

4/03/2006 01:10:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home