5/26/2006

O efeito Lordi

A vitória dos Lordi no festival parece ter mexido com os locais. Hoje, os Lordi celebram na baixa de Helsínquia e as autoridades estão à espera de uma invasão de fãs, curiosos e... de muitas famílias. Nada mau para uma banda satânica... Podem ver fotografias em tempo real da praça aqui, no momento em que escrevo é este o aspecto da praça do Comércio:


Na quarta-feira uma revista sensacionalista publicou a fotografia de Tomi Putaansuu (aka Lordi) na capa. A reacção de fãs e simples curiosos, não se fez esperar: uma petição pelo boicote da revista tinha às zero horas de hoje 180.000 assinaturas e esta manhã a revista removeu a capa da sua edição do site e deixou um desculpas à banda no seu site.


O efeito Lordi neste blogue:


A campanha foi lançada neste blogue a 25 de Abril. Obrigado a todos os que divulgaram e promoveram esta empreitada - e seria injusto deixar passar sem destaque o apoio omnipresente do LNT. Uma percentagem surpreendente dos visitantes chegou aqui pelos motores de busca.
Pela parte que me toca o "caso Lordi" termina aqui, a minha participação neste blogue voltará a ser parcial (isto é uma dica para os restantes membros...).
Se o leitor se interessa por rankings nos motores de pesquisa, ter o seu site ou blogue divulgado no Google ( de uma forma honesta), em Junho continuarei a temática iniciada aqui na entrada primeira página do Google (surpreendente a quantidade de pessoas que chegam ao blogue por essa entrada) no meu blogue a tempo inteiro, Há Mouro na Costa.

5/24/2006

Ainda os Lordi...

Incrível como está o... "jornalismo" em Portugal.

Falava ao telefone com o meu pai e perguntei-lhe se havia seguido o festival da Eurovisão. Respondeu-me que não (sensatamente, já não tem paciência para essas coisas...) mas que estava a seguir a polémica instalada na Finlândia...

Claro está que tinha lido este maravilhoso artigo e foi induzido em erro. Esclareci a situação, o que o levou a escrever ele próprio a seguinte missiva.

Enfim, o Correio da manhã pratica um "neo-jornalismo-fictício". No mínimo alucinante! :)

...adoraria ver o jornalista que escreveu esta peça fazer um relato sobre... sei lá... a situação no Iraque, por exemplo.

Devia ser melhor que um conto do La Fontaine!

5/23/2006

A vitória do Latex sobre o Botox

(Actualizados os enlances)

A vitória dos Lordi encerra uma preciosa lição a que os portugueses, tal como os finlandeses fizeram em Março, deveriam prestar um pouco de atenção: só pestisca quem arrisca. Os comentários à vitória dos Lordi neste e noutros blogues são uma cópia (embora mais moderados) dos que por cá (.fi) lia quando os Lordi foram seleccionados para representar o país: dividem-se entre os que aplaudem o triunfo da audácia de quem ousou ser diferente e os que criticam a "palhaçada" e temem a vergonha ou o falhanço redondo, como se o nível do eurofestival fosse de facto algo assinalável. Muitos prometeram atá abandonar o país se os Lordi vencessem...

Também os portugueses precisam do seu Lordi, alguém capaz de ir lá fora, e fazer o seu espectaculo com mestria e sem medo de ser quem é ou de onde vem. Não me refiro a uns "Blasthed mechanism" , 2007 será o ano do bizarro na Eurovisão, mas de algo único, autêntico, surpreendente e com qualidade. Provavelmente nao venceremos, mas não teríamos porque nos envergonhar.
[Notaram que uma das moçoilas tugas se enganou ao cantar? Pelos vistos, o engano não foi suficiente para incomodar os votantes de Andorra (12 pontos!), França e Suiça (7 cada). E que pena o Luxemburgo não ter participado, estou certo que também lá apreciariam o género...]

Um aspecto interessante da classificação final é o alinhamento por blocos - nórdico (1), Ex-US(2) e Balcanico (3), demonstrando que os critérios de simpatia são importantes para defenir o vencedor e que dificilmente um país que não tenha muitas amizades sairá vencedor do certame. Os Lordi são a excepção, não são precisos cálculos muito elaborados para perceber que sem o voto nórdico (4*12 pontos), ou se a votaçao nestes países fosse de acordo com a média dos restantes eles teriam ganho na mesma.

Uma interessante análise da evolução do estilo e de várias bandas que combinam a maquilhagem/máscaras e hard-metal;
Video da Final-Lordi
Video da Meia-final Lordi
Video da Conferência de Imprensa-Lordi (quem fala assim não é nada mostrengo.)
Video da participação portuguesa na semi-final (dahh!)
How horror rock conquered Europe (BBC)

E para terminar, a vitória finlandesa assinalada no inferno (ver anedota na entrada anterior e depois clicar na imagem)...

lordi wins eurovision - hell freezes

5/21/2006

Winners of eurovision!!!

Guess, who are the real winners of eurovision! E com a maior pontuação da história do eurofestival. Vencer o eurofestival é uma honraria de valor duvidoso mas pelo menos os Lordi fizeram-no em estilo. E só para os ter a "apertar" a mão da Presidente na próxima celebração da Independência, já valeu a pena!

ADENDA...Suomi vence o eurofestival e o inferno congela! Oportunidade para recuperar esta velha anedota que circula pela internet, e a necessitar de urgente revisão após o desfecho desta noite:

+15°C / 59°F
This is as warm as it gets in Finland, so we'll start here.
People in Spain wears winter-coats and gloves.
The Finns are out in the sun, getting a tan.


+10°C / 50°F
The French are trying in vain to start their central heating.
The Finns plant flowers in their gardens.

+5°C / 41°F
Italian cars won't start.
The Finns are cruising in cabriolets.

0°C / 32°F
Distilled water freezes.
The water in the Vanda river (in Finland) gets a little thicker.

-5°C / 23°F
People in California almost freeze to death.
The Finns have their final barbecue before winter.

-10°C / 14°F
The Brits start the heat in their houses.
The Finns start using long sleeves.

-20°C / -4°F
The Aussies flee from Mallorca.
The Finns end their Midsummer celebrations. Autumn is here.

-30°C / -22°F
People in Greece die from the cold and disappear from the face of the earth.
The Finns start drying their laundry indoors.

-40°C / -40°F
Paris start cracking in the cold.
The Finns stand in line at the "grilli-kioski".

-50°C / -58°F
Polar bears start evacuating the North Pole.
The Finnish army postpones their winter survival training awaiting real winter weather.

-60°C / -76°F
Korvatunturi (the home for Santa Claus) freezes.
The Finns rent a movie and stay indoors.

-70°C / -94°F
The false Santa moves south.
The Finns get frustrated since they can't store their Kossu (Koskenkorva vodka) outdoors.
The Finnish army goes out on winter survival training.

-183°C / -297.4°F
Microbes in food don't survive.
The Finnish cows complain that the farmers' hands are cold.

-273°C / -459.4°F
All atom-based movent halts.
The Finns start saying "Perkele, it's cold outside today."

-300°C / -508°F
Hell freezes over.
Finland wins the Eurovision Song Contest.

So far so good

Ouvi (estou a seguir pela radio) correctamente 6 pontos de Portugal para a Finlândia? Obrigado a todos!

5/20/2006

Pelo triunfo das fofinhas e dos folgazões!

Eu gosto é de festa! De alegria!
E ainda mais depois de a secretária ter-se escancarado contra a minha testa!

E quem representa este espírito?
Pois nesta edição, temos a fofinha ucraniana* e os folgazões lituanos.

* Está tudo em cirílico, mas as fotos falam por si! Coisa mai linda... (suspiro)

Os finlandeses mostraram sentido de humor ao votar Lordi?
Essa é a piada do ano! Arrojo no enviar um grupo de Metal Pesado talvez, agora sentido de humor duvido muito.
O sentido de humor finlandês é tão célebre como o sentido de organização português.
A questão séria no meio disto tudo é o inexplicável desespero colectivo que se apossou na Finlândia, visto ser esta a 40.a vez que participam, sem conseguir ganhar. E o desespero levou-os a votar no concorrente mais "esquisito", para ver se é desta que ganham. Até parece que ser o país mais economicamente competitivo do Mundo não é bem melhor!
Ligassem tanto a isto como eu...

E nós? Porque raio não aparece lá uma tuna? Ou pedimos aos Ena Pá 2000?
Enfim, para o ano, será Portugal o único país a celebrar mais de 40 anos de participação inglória! Mais um recorde só nosso!

Mas votar Finlândia só porque é "algo diferente" é algo fraquinho! Mas se assim o querem...
... então vamos apelar a que se vote "só porque a cantora é muita gira", ou "só porque os gajos são Embaixadoras da Boa Vontade da ONU". Espera, não era por isto, era só porque são divertidos... mas olha, demonstram ter espírito cívico.
Quem diria! Diferenciação pela positiva!

Portanto, quem quer continuar a ver carinhas larocas e música divertida e não um festival de "aberrações" para ver quem é o mais feio, já sabe, é votar Ucrânia ou Lituânia!

Não esquecer - votar Lordi mais logo

Para todos aqueles que prezam o eurofestival o momento é de expectativa. Para nós que nos estamos nas tintas para a eurovisão mas que contamos com os Lordi para mexer com os portugueses e os europeus, o momento é de expectativa. Gostaríamos de ver os Lordi entre os primeiros e, mais importante, que os portugueses, tal como os finlandeses fizeram, pusessem de lado a cara séria que usam para impressionar os parceiros europeus e expressassem um pouco do seu sentido de humor.

Gostaríamos, já o dissemos, de ver o arrojo dos Lordi e dos finlandeses, premiados pelos portugueses. Ao longo desta página* encontrarão videos, enlances para artigos de jornais conceituados, fotografias e textos mais ou menos apaixonados de apoio a estes «mostrengos». Passem adiante a diatribe infantil que se segue, da autoria do Serranho**, que entretanto já recuperou a faculdade cerebral.

A todos os que destacam e promoveram esta nossa iniciativa, votaram e torcerão pelos Lordi mais logo o nosso agradecimento - uma nota especial para a Feira das Vaidades e o Armadilhas Para Ursos Conformistas (grande nome) que não havíamos recenseado.


*Os textos datam de 25 de Abril até hoje e permanecerão durante os próximos dias na página de entrada do blogue. No futuro poderão encontrá-los nos arquivos de Abril e Maio.

** O Serranho está a recuperar depois de repetidamente, e explicavelmente, ter levado a cabeça ao encontro da minha secretária, sem que eu pudesse fazer nada para o evitar...

5/19/2006

Microcausa Lituânia e Ucrânia

Realmente este ano isto está lindo...
Quem gosta de pedradas no charco deve ter-se rido à farta com os concorrentes da Lituânia.

Realmente, sem grande escarcéu, conseguiram, tal como na foto, "partir a loiça toda"!

Como em tudo, os finlandeses têm de fazer algo que gaste rios de dinheiro. Por aquilo que li, os pagantes de assinatura contribuíram (por intermédio da YLE) com 15.000 euros para um "espectáculo pirotécnico" que, afinal, espero que na final seja melhor, porque na 1/2 final, não vi nada que justificasse tanto dinheiro.
A canção acaba por ser "séria", dentro do Heavy Metal do grupo, e muitos furos atrás do "You'd You Love a Monster Man".

Pelo contrário, os lituanos, conseguem ser bem mais eficazes que os finlandeses.
Passo a explicar:

- Não usam adereços
- A canção deles é cantada ao ritmo do gozo do"nha nha nha nha nhanha" do anúncio do Citroën Dyane dos anos 70 (lembram-se?)
- A letra desplicente faz mais para picar a Eurovisão que 10.000 bandas metaleiras
- A actuação é mesmo a gozar o prato. Quando o "cantor sério" desata num "break-dance de imitação" frenético, é de morrer!
- Ou seja, no fim de contas, são eles a ter a atitude de "QUE SE LIXE A TAÇA" (como viram, posso dizer o mesmo de modo educado), porque não acredito que eles o tenham feito de propósito para ganhar.

E depois, claro, temos a fofinha da Ucrânia... agora digam-me lá se isto não agrada muito mais à vista que ogres lapónios...

Portanto: votai Lituânia, ou em segunda escolha, Ucrânia!

P.S.: Eu pago a assinatura da TV, logo tenho autoridade moral para levantar microcausas... mas agora uma pessoa que nem vê televisão a fazê-lo, qual é o móbil, pode-se saber? ;)
O festival da Eurovisão é uma bosta, é verdade, mas olha, ao menos que sirva para um gajo se rir um bocado!

P.P.S.: Mas pronto, no final de contas, a Carola abre as goelas, engolindo todo o Lordi, e a Suécia arrebata os pontos da Finlândia, vencendo pela enésima vez o Eurofestival.

Lordi "non stop" atè à vitória no Eurofestival

lordi eurovisao

A primeira prova foi ultrapassada com sucesso. Amanhã é o dia de todas as decisões. Os leitores sabem o que têm a fazer.
Bonus,o video da semi-final de ontem à noite (youtube):


5/16/2006

Vota Lordi

VOTA LORDI! Finalmente um site de apoio ao grupo: http://www.votelordi.org/
(É com orgulho que apresentamos o texto que se segue, originalmente publicado em votelordi.org - negritos meus.)

Qualquer um, mesmo um cabeça de abôbora consegue ver o Festival da Eurovisão como aquilo que realmente é: uma anedota mal contada, onde as genuinamente más, decepcionantes e pretensiosamente engraçadas prestações, alternam com as intervenções sem piada nenhuma de um casal de fotogénicos (mas com a cabeça cheia de passarinhos) apresentadores, e ainda pos cima fragmentos nostálgicos de edições anteriores e shows televisivos dos quais ninguém se lembra, tudo dentro de um contexto recheado de tons pastel e vamos-todos-dar-a-mão-lai-lai-laralai que tenta representar uma pseudo unidade europeia. O termo "eurolixo" é redefinido anualmente nesta orgia tragicómica.

Mas existe um lugar para o telelixo, isso é mais do que certo. O que é realmente preocupante é o número de pessoas que considera mesmo seriamente este certame, chegando mesmo a transformá-lo numa questão de auto-estima nacional sem chegar a perceber em absoluto a sua autêntica natureza, com a baba a cair sem nenhum sentido do humor. Estes imbecis na sua maioria detêm o poder sobre a selecção dos representantes dos seus países- o qual, temos de reconhecer, nos proporciona aos espectadores a nossa hilariante dose anual de lixo para os gourmets.

Porém, algumas vezes acontece que um país acorda do sonho desta banal competição e escolhe um concorrente com personalidade, dotado no palco e uma saudável atitude d' "O RESTO QUE SE FODA" em relação aos mais conservadores na competição que não os aprovam. Este ano, esse país é a Finlândia.

Não é apenas Lordi um grupo genuinamente decente de Hard Rock que segue as pegadas de Kiss: o seu conceito - um show visual com ogres a fazer de conta- é encantadoramente insolente. A banda é tão atípica como nenhum outro dos concorrentes que têm participado, e é certamente o grupo mais constrangedor na história do certame da Eurovisão. A sua selecção para a competição comporta ua certa justiça poética, um dedo no coração mas com uma unha afiada, amostrando-se perante os perplexos rebanhos. A infâmia que tem levantado nos meio europeus, da mesma maneira que o mínimo despontar acerca do satanismo dos cabeças quadradas que são os tais religiosos, não fazem senão.

Esta página e tu, caro leitor, têm uma missão: espalhar ao longo da Europa a nossa mensagem: VOTA LORDI! Vamos demonstrar quão grande pode chegar a ser (oxalá) influência de uma campanha massiva pela Internet. Manda e-mails, escreve no teu blog, chama por telefone, manda SMS, fala pelo IRC e utiliza o messenger para dizê-lo aos teus amigos e conhecidos e a todas as pessoas que sejam capazaes de votar na semifinal do concurso da Eurovisão no dia 18 de Maio e na final no dia 20 de Maio.

Vamos fazer da Eurovisão história! Utiliza o teu direito ao voto!

(Disclaimer: No monsters were harmed in the production of this web site.)

Adepto benfiquista

Para os leitores que queriam saber mais sobre o Serranho, que adora favas com chouriço (sic)...
Cá está ele:



(No papel de Miguel Góis).

5/14/2006

PÚBLICO «apoia» a microcausa Lordi?

A edição de hoje do suplemento Pública do jornal destaca o festival da Eurovisão. Poderá algum leitor confirmar se os "Monstros de Helsínquia, com simpatia" (só para assinantes) são os Lordi?
E se sim, poderá o gentil leitor indicar a explicação do jornal para os apresentar como monstros de Helsínquia? A banda é originária de Rovaniemi, 850 kms a norte da capital e para lá do círculo polar ártico. Títulos possíveis seriam "Monstros da terra do pai natal" (outro conterrâneo), "monstros do ártico", e nem sequer sou pago para isto.
O melhor mesmo é deixar uma cópia do artigo aí nos comentários, se estiver ao seu alcance. Muito obrigado!

5/12/2006

O blogue está lento

De vez em quando isto leva uma eternidade a carregar. Quer saber porquê?
Clique numa qualquer imagem nesta página. Lindo, não acha? (Se apenas lhe apareceu a imagem aumentada sem efeito ou subtítulo espere até a página carregar completamente). Para não falar no efeito slide-show.

Para que isto funcione é necessário um javascript. Os ficheiros com a informação (js) estão alojados no Sapo, que parece andar com dores de barriga quando não se abre todo.

Não encontrei ainda maneira de fazer o browser carregar os ficheiros .js depois de todos os outros (têm de estar referenciados no head).

Portanto, a solução passa por encontrar nova morada para os ficheiros js.

Ou esquecer de vez esta brincadeira.

Que vos parece?

5/11/2006

E porque não?

No artigo citado na entrada anterior fala-se num video porno em distribuição de um artista popular e que, pelo que entendi, estará também a concurso no festival da Eurovisão.

Lembrei-me de Ricardo e da sua teoria das vantagens comparativas e pensei se seria boa ideia levar o Zezé Camarinha à edição de 2007:zeze camarinha se os finlandeses são fortes no hevay- e hard-metal, é natural que enviem um digno representante do género; já nós portugueses que somos bons nas falinhas mansas e a contar histórias das tretas de pseudo machos-latinos, que melhor representante encontraremos do que esse embaixador internacional dos Algarves?
Mais, se o Zezé tem realmente tantas fãs satisfeitas como apregoa é garantido que sairemos do festival com alguns pontos no pecúlio (ao invés dos previsiveis "zero points" na próxima semana). Sugiro até como tema uma versão remix em inglês do clássico de José Cid Marco Paulo*, onde vais portuguesa bonita - "uere are iu goingue biutiful europian? Pute more crime on date baque of iors..."

*Corrigido, após intervenção exaltada do Serranho, que "adora favas com chouriço" (sic). 15.05/13:23.

5/10/2006

Mais alto, mais forte - Lordi à conquista da Eurovisão!

O festival da Eurovisão é já na próxima semana e os Lordi continuam a causar comoção, desta vez na Alemanha.
Se o Lordi realmente respondeu "The bourgeois Nicole [vencedora do eurofestival em 82 pela Alemanha] should finally wake up. Her Grand-Prix song is dreadful and boring! It almost puts me to sleep in my seat. Twenty-five years have gone by since she won and in that time a lot has changed. Such a boring song as 'Ein Bisschen Frieden' would not win today.", em resposta a uma crítica da alemã no Bild ("traditional song contest is being polluted and abused by such people" while also saying that the group Lordi belongs in an "amusement park haunted house ride - not on the Grand-Prix stage".), Lordi (o vocalista) é credor do nosso respeito e admiração.

Prossegue a campanha Lordi neste e noutros blogues (a lista está ali em baixo e em actualização) e agora nas caixas de comentários. Depois da inesperada adesão dessa celebridade do submundo dos comentários que dá pelo nome de Maloud, nos comentários do Tugir, decidimos estender o convite à nata dos comentadores da blogoesfera e endereçá-lo directamente à Zazie, ao Euroliberal, ao Sniper, ao Piscoiso, ao Bajoulo, ao Xatoo, ao Atento, ao Dasanta, ao José, ao e-konoklasta, à(ao) Cris, à Sabine, ao José Sarney e ao anti-comuna, sem esquecer esse visitante silencioso das caixas de comentários que dá pelo nome de José (parabéns pelo centenário). Toca a abanar o capacete e a incendiar as caixas dos comentários!

(Já agora, o que escrevi na altura sobre o assunto está aqui nos comentários do Adufe).

5/04/2006

Depressa, chamem o António Freitas

Lançar uma campanha Lordi neste blogue foi obviamente, modéstia à parte, uma excelente ideia. Tão boa que já tem seguidores há quem, no outro lado do canal faça o mesmo:
This is where we start our campaign to ensure that Finland's Eurovision entry Lordi win the contest with their amazing song 'Hard Rock Hallelujah'.
Cheers to that!

5/03/2006

vappu - o Primeiro de Maio Finlandes

O Vappu oficializa o início das festividades de Verão e é por vezes comparado ao carnaval. Não sendo "património" dos trabalhadore ou sindicatos é dia de celebração para estudantes universitários (nas fotos com os macacões coloridos) e em geral de toda a população. O chapéu branco que se vê nas fotos é conquista de todos aqueles que concluíram o ensino secundário.

(Para ver as fotografias em slide-show clicar na seta que parece do lado direito quando se passa o rato.)











CRÉDITOS

Helsingin Sanomat (fotógrafo não identificado no artigo)


mad john


Ms L


kirja-addikti